EDITORIAL

Um ano da vacina

Fabio Miranda do Amaral
20/01/2022 às 05:30
Atualizada em 20/01/2022 às 05:30.

Há exatos 365 dias, o enfermeiro mogiano Davi Chaves de Oliveira, então com 49 anos, tornou-se a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 na região. Como representante da área da Saúde, grupo prioritário na ocasião, ele foi imunizado no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, onde trabalha, em cerimônia que extrapolou os limites sanitários do ato, pois contou com a presença do prefeito da cidade, Caio Cunha (Pode), e do então secretário municipal da Saúde, Henrique Naufel, além de ampla cobertura jornalística.

Naquele dia, o cenário da pandemia do coronavírus ainda mostrava a primeira onda de infecção. O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), órgão que passou a contabilizar os casos positivos da doença e o número de mortes na região, registrava 15 óbitos em 24 horas e um total de 1.962 vítimas fatais.

Hoje, um ano depois, os dados são alarmantes. De acordo com o consórcio, 5.684 pessoas já perderam a vida em consequência da doença, porém, a média diária de mortes caiu para duas. Neste intervalo de tempo, o mundo enfrentou uma segunda onda de contaminação, encontrou um quadro de redução de casos nos últimos meses de 2021, mas atualmente sofre com os impactos de uma nova variante da Covid-19, a ômicron, que tem elevado o registro de ocorrências positivas, porém com baixa mortalidade.

O principal fator para esse aparente controle da doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está longe de terminar, é representado pela vacinação em massa da população. Dados do Our World In Data apontam que o Brasil já aplicou mais de 348 milhões de doses da vacina e deu cobertura para aproximadamente 148 milhões de pessoas, o que corresponde a 69,4% da população.

Os índices ainda não são os ideais, todavia, mostram o caminho correto a ser trilhado. Nesta semana, a vacinação atingiu o grupo de crianças entre 5 e 11 anos, seguindo um planejamento idealizado pelo Ministério da Saúde. Se a extinção da Covid continua bem distante, ao memos o controle do coronavírus parece estar mais próximo.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por