Vamos ligar as câmeras?

Uma aula dinâmica e rica em experiências é uma aula com todos os alunos presentes interagindo, onde gestos e expressões faciais falam por si só, no entanto, com as aulas remotas, alguns alunos preferem manter suas câmeras desligadas.

Imagine o professor entrar numa sala virtual com imagens estáticas. A sensação é de falar sozinho. Já com as câmeras ligadas, o professor pode acompanhar os alunos, perceber suas emoções, sentir-se mais próximo deles, assim como para alguns alunos ver o rosto dos demais colegas diminui a sensação de solidão pelo isolamento, ficam mais focados, não se distraem facilmente e assistem à aula no local apropriado.

Não é possível forçar tal situação, é preciso apenas que haja confiança entre alunos e professores, pois a palavra do professor tem um peso grande na vida dos alunos, e essa comunicação deve ser feita de forma respeitosa, apontando os benefícios que o aluno irá encontrar ao ligar a câmera. O professor pode enviar uma pesquisa individual aos alunos para que eles apontem o motivo dessa atitude e incentivá-los a usar "fundos de tela", se o problema for expor o seu ambiente.

É extremamente importante que o aluno tenha liberdade para colocar suas dificuldades e confiança para que juntos busquem uma alternativa. Ligar a câmera para assistir às aulas faz muita diferença na interação e no aprendizado.