Quando ensinar a responsabilidade às crianças?

Deve-se iniciar desde sempre, entendendo que cada criança é única e reagirá de forma diferente aos estímulos. Com isso, você buscará o melhor caminho para abordar esse tema. Responsabilidade envolve o ato de se relacionar com o mundo. Nós somos responsáveis por tudo que fazemos e isso acontece desde pequenos e não deve ser visto como algo que ainda não pode ser passado para as nossas crianças, pelo contrário, deve ser algo positivo, a criança deve ser estimulada desde pequena, porque todas as vezes que ela cumprir com as suas responsabilidades, se sentirá muito feliz e capaz, tornando-se cada vez mais confiante e levará esse aprendizado por toda a sua vida!

Todo ensinamento deve ser natural e tranquilo, sem pressão, num ambiente acolhedor. As crianças na fase da ed. infantil aprendem de forma divertida e leve a ter responsabilidades, como com os cuidados pessoais, com os amigos, com o consumo consciente.

Isso deve ser realizado dentro de casa também, como fazer e cuidar das lições de casa, guardar os brinquedos, saber dividir, cuidar do meio ambiente, não consumir tudo aquilo que quer e cumprir com os combinados. Seja o exemplo, pois a sua atitude fará com que a criança reproduza as ações em casa.

Lembre-se sempre da parceria entre você e a criança, parabenize-a pelos acertos, compreenda os erros e use sempre o diálogo entre vocês!