Datas comemorativas na educação Infantil

É sempre gratificante abordar as datas comemorativas no infantil, mas é preciso ressignificar e abordar adequadamente os temas.

Elaborar o currículo pedagógico levando em consideração que a criança é um ser social e que constrói o conhecimento a partir de experiências e vivências com o mundo. Criar um calendário escolar com as datas comemorativas é uma maneira de expor as celebrações e os acontecimentos que teremos no decorrer do ano. Relacionar quais as datas serão transformadas em projetos didáticos.

Oferecer fatos da nossa cultura e histórias e debater assuntos em "rodas de conversas" sobre o significado, consumo, crenças, símbolos e homenagens, levando a criança a pensar, criar e conversar, propondo novas atividades a cada ano . Apresentar mapas para visualização do local, construir painéis coletivos, vídeos, personagens, teatros e exposições onde todos participem é sempre muito positivo. É sair da zona de conforto, ousar e apresentar novos desafios. Envolva a família em algumas datas com depoimentos, fotos e histórias.

Importante ressaltar que esse não pode ser o único caminho para o desenvolvimento das crianças no infantil e sim um complemento que enriquecerá ainda mais o conhecimento das crianças.