Os livros também ensinam!

Sabe aquela frase: "A escola ensina e a família educa"? Hoje tanto a escola quanto a família estão envolvidas nesta missão, mas de forma diferente. Para contribuir com a educação dos filhos, a parceria escola e família é necessária. Ambas devem criar caminhos para cada tipo de comportamento e agir de acordo; além dos profissionais da escola que podem te auxiliar, você pode também ter a companhia de excelentes livros nesta tarefa de "educar com amor e sabedoria". Confira:

- "Limites sem trauma: de Tania Zagury. Desenvolve a tese de que a ideia de "liberdade total" na educação pode ser prejudicial ao preparo para o convívio em sociedade e para a felicidade dos filhos.

- "Quem ama educa", de Içami Tiba. Sugere que os pais quebrem mitos e se adaptem ao mundo cheio de novos estímulos em que os filhos vivem.

- "101 ideias para curtir com o seu filho", uma excelente dica para as férias que estão se aproximando, de Paula Perim.

- "O cérebro da criança": Que tal fazer uma viagem apaixonante pela forma como seu filho pensa? De Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson. Além de ser colorido e oferecer uma linguagem fácil, ainda tem dicas para desenvolvimento emocional e intelectual.

- "As cinco linguagens do amor". De Gary Chapman. É uma leitura que incentiva o amor incondicional e encoraja os pais a perceberem demonstrações de carinho e afeto.

Fonte: revista da mulher