O uso de celular por crianças

Cada um na sua função! A alfabetização tem o papel na aquisição da escrita, o letramento tem o papel na função social do ler e do escrever.

A criança aprende por meio de vários gêneros textuais, para que aprendam a diferenciá-los e a perceber a funcionalidade de cada um dos textos e as diversas finalidades da leitura e da escrita (para que lemos e escrevemos). Dessa forma, percebemos que alfabetizar e letrar são duas tarefas a serem desenvolvidas simultaneamente nas classes de alfabetização.

"A expressão letramento apareceu ao lado da alfabetização por se considerar o domínio mecânico da leitura e da escrita insuficiente na sociedade atual, pois deixou de ser satisfatório em sua formação o desenvolvimento específico da habilidade de codificar e decodificar a escrita" Nova escola.

Como disse Emília Ferreiro numa entrevista à revista Nova Escola: "...a coisa não se resolve dizendo que há de se alfabetizar letrando e letrar alfabetizando, porque uma vez que gerei dois termos na expectativa educativa é porque temos duas maneiras distintas de abordar esses 2 componentes. Cabe ao professor descobrir o seu papel nesta fase de alfabetização exercê-lo profissionalmente, ou seja, dialogar e debater a partir do seu ofício, com argumentos e não simplesmente dizer: isso funciona e isso não."