Respeito: como ensinar?

Respeito:

"Sentimento que impede uma pessoa de tratar alguém mal, de agir com falta de consideração na maneira como se comporta com os outros..." dicio.com.br/respeito.

"Na verdade, o cérebro determina quem somos e o que fazemos. Como é significativamente moldado pelas experiências que oferecemos como pais..." SIEGEL, Daniel.2015, p.36.

De acordo com essas duas definições, vimos que ensinar respeito às crianças é fundamental, assim como o exemplo dado pelos pais.

Quais comentários feitos por você, perto ou diretamente ao seu filho sobre algo que você discorde, o incomodam e o deixam nervoso?

Atitudes respeitosas, como tolerância, empatia e paciência ao lidar com as diferenças, situações frustrantes e opiniões adversas são ações assertivas que fazem toda a diferença. Observando e vivenciando as ações dos adultos, as crianças vão interiorizando as práticas em suas atitudes ao longo do crescimento.

Mesmo que por algum motivo a criança apresente um comportamento diferente do que ela vivencia em casa, caberá à família ajudá-la dialogando, fazendo-a refletir, colocando-a no lugar do outro.

Também é muito importante apresentar às crianças um universo de diversidades e observar como a escola lida com as interações, dialogando sempre sobre o tema.

Podemos sim mudar o mundo, depende muito das nossas ações.