Dia mundial da alfabetização

No dia 08 de setembro foi comemorado o "Dia mundial da alfabetização". Vamos abordar um pouco mais sobre esse assunto, apresentando algumas dicas aos professores.
Desde a década de 80, muitas transformações vêm ocorrendo no campo da Alfabetização na escola, surgindo grandes resultados apresentados das pesquisas sobre a "psicogênese da escrita" das contribuições de "Ana Teberoski e Emília Ferreiro", isto é, sobre o desenvolvimento da representação da escrita em crianças.
A alfabetização requer conhecimento e aprofundamento dos professores, como disse Emília Ferreiro: "Requer que a capacitação acompanhe a prática, que nutra de uma reflexão sobre a prática e o quanto ela é fundamental para que a criança se desenvolva neste aspecto."
O aprendizado implica sobretudo trabalhar com a criança com seriedade, de modo que ela consiga se sentir realizada ao perceber que é capaz de aprender o que a escola tem a ensinar.
O trabalho do professor deve englobar diversos tipos de textos; banco de palavras, objetos escolares, nomes de personagens, receitas, nomes dos alunos, professores e do nome próprio.
Enriqueça a sala de aula com cartazes, textos, frases e trabalhos realizados pelos alunos. Tenha num local visível um alfabeto disponível.
Essas são pequenas dicas facilitadoras ao trabalho docente.
*FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. A Psicogênese da língua escrita. Penso,1999