Políticas públicas

Guararema oferece serviços de apoio para idosos vulneráveis

Secretário adjunto de Assistência Social destaca ações e políticas da cidade para atender pessoas idosas

Katia Brito
20/02/2022 às 05:30
Atualizada em 23/02/2022 às 10:26.
Arquivo PMG/Divulgação

Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo atende 20 idosas com cuidados de longa duração - FOTO: Arquivo PMG/Divulgação

As pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência ou que têm seus direitos violados recebem atenção especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania de Guararema. A cidade tem uma instituição de longa permanência para idosos (ILPIs) conveniada à administração municipal, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, que atende 20 pessoas.

Uma ILPI, como são chamados os antigos asilos, é considerada um serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, garantindo proteção integral aos atendidos.

"Na instituição, o idoso tem tudo que necessita para uma vida digna, como qualquer outro cidadão, porque isso é um direito. O Estado tem a obrigação e o dever de ofertar políticas para atender essas necessidades", afirma o secretário adjunto de Assistência Social, Jorge Alberto Ferreira Santos. Segundo estimativas da Fundação Seade, Guararema tem um total de 4.306 pessoas idosas, o que representa 14,5% da população de aproximadamente 30 mil habitantes.

Os idosos da cidade também contam com o Serviço de Fortalecimento de Vínculos, que antes era executado pelo Centro de Convivência para o Idoso, e chegou a atender 50 idosos, com atividades duas vezes por semana, por um período de até quatro horas. O serviço é considerado de Proteção Social Básica por ampliar a proteção social dos beneficiados. Durante a pandemia, foi suspenso, mas, segundo Santos, algumas situações foram atendidas de forma online, com indicação de atividades para serem feitas em casa.

No momento das atividades online, o secretário municipal conta que, principalmente os idosos, tiveram dificuldades para acessar computadores e celulares e lidar com as tecnologias de informação e comunicação, porém, houve uma boa participação.

Retomada

O atendimento do Serviço de Fortalecimento de Vínculos estava previsto para retornar presencialmente entre fevereiro e março, mas com o avanço da nova variante, a ômicron, o planejamento foi revisto, de acordo com o secretário adjunto.

"A retomada tem que ser pensada, planejada, tendo em vista que o idoso é do grupo de risco, mesmo vacinado, Nós não podemos voltar de uma vez, tem que ter um plano dentro da previsão da Vigilância Sanitária, do Comitê do Covid no município. A gente segue essas orientações. Essa retomada é lenta e agora precisa ser replanejada por causa da ômicron", avalia Santos.

O secretário adjunto também ressalta o respeito à legislação local e do Estado: "Tudo tem que ser pensado para oferecer segurança em qualquer retomada de serviço, principalmente voltada para o idoso no município".

Novos serviços

Santos afirma que, no momento, Guararema não há perspectiva para a criação de novos serviços ou projetos voltados para o público idoso. Porém, a administração municipal está à disposição para atender apontamentos que possam surgir a partir de demandas levantadas pelo Conselho Municipal do Idoso.

"Uma outra situação, o que pode ocorrer a qualquer momento, é que haja um apontamento para isso do Conselho do Idoso, que é responsável por estar deliberando, provocando, se reunindo e discutindo a política voltada para o idoso", explica o secretário adjunto. O órgão, segundo ele, pode propor algum projeto dentro do planejamento estabelecido pelos conselheiros e o projeto será implantado.

Atividades

Além das iniciativas de cunho social, Guararema oferece atividades esportivas e culturais realizadas em parceria com o Sesi, que foram retomadas nos espaços municipais e estão disponíveis para moradores de todas as idades. São aulas de zumba, capoeira, taekwondo, judô ou ginásticas localizada, de condicionamento físico infantil, hiperdia, funcional ou rítmica, entre outras. Inscrições pelo telefone (11) 4693-3601.

Já para atividades culturais, a administração municipal tem turmas para ilustração, histórias em quadrinhos, desenho com grafite, aquarela, teatro, violão, canto e cordas friccionadas. Para se inscrever para a lista de espera, basta ligar no telefone (11) 4695-1793 ou comparecer ao Centro Cultural Nelson da Silva Braga, localizado na Praça Cel. Brasílio Fonseca, 54, no centro. As aulas de cordas friccionadas têm vagas disponíveis.

 

 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News