prevenção

Campanha de combate à tuberculose segue em Poá até hoje

20/03/2022 às 05:30
Atualizada em 28/03/2022 às 11:38.
Divulgação

Ação visa ampliar informação e intensificar a coleta de exames - FOTO: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Poá iniciou na última segunda-feira a Campanha de Combate à Tuberculose. A ação segue até o dia 28 de março e tem como objetivo ampliar a informação sobre a doença e realizar a intensificação de coleta de exames e acompanhamento especializado. O serviço é oferecido no Serviço de Assistência Especializado (SAE), das 7 às 16 horas.

De acordo com a coordenadora do órgão, Renata Yeda, as equipes estão realizando a busca ativa de sintomas respiratórios da doença por meio da oferta do exame de coleta de escarro. É preciso ficar alerta para os seguintes sintomas: tosse há mais de três semanas, febre, suor noturno, perda de apetite e de peso, cansaço e fadiga.

Além disso, na próxima sexta-feira será realizada uma ação de conscientização na Praça dos Expedicionários, das 10 às 13 horas. "Vamos fazer coleta de material para baciloscopia de pessoas com sintomas sugestivos de tuberculose, encaminhamento de munícipes que apresentaram sintomas na abordagem ao SAE, além de entregar panfletos, kits com informações sobre tuberculose, HIV, hepatites virais e hanseníase, bem como preservativos feminino e masculino", detalhou.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, o objetivo da ação é incentivar a prevenção. "Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam o aumento dos casos no período da pandemia de Covid-19. A realização da campanha segue determinação do Ministério da Saúde com o intuito de realizar exames em pessoas sintomáticas e prevenir complicações por diagnósticos tardios", destacou.

O secretário de Saúde, Alexandre Provisor, explicou que a cidade segue a estratégia da OMS para erradicar a tuberculose até 2030. "Em Poá, foram 51 novos casos notificados e quatro óbitos em 2020 e 34 novos casos em 2021, com um óbito registrado. O que demonstra a importância de continuarmos dando a devida atenção para esta doença. A prevenção é sempre o melhor remédio e por isso é muito importante ficar atento aos sintomas", alertou.

Mais informações pelos telefones 4636-3875 ou 4639-7204 (ambos com whatsapp).

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News