Voluntariado

Curso online destaca campo de doenças raras

Público-alvo da iniciativa são familiares, pacientes e interessados no cuidado aos pacientes

15/05/2022 às 07:00
Atualizada em 15/05/2022 às 07:00.
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Curso é gratuito oferecido online pelo governo federal - FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Estão abertas as inscrições para o curso online "Voluntariado no campo das doenças raras". O público-alvo da iniciativa são familiares, pacientes e interessados no cuidado às pessoas com doenças raras. A atividade gratuita faz parte do Programa de Capacitação e Informação em Doenças Raras, do governo federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que ainda prevê a oferta de mais cinco capacitações ao longo do ano. O conteúdo é resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com duração de 30 horas, este primeiro curso busca apresentar conceitos e características do trabalho voluntário, bem como entender suas bases e marcos históricos. Além disso, a capacitação aborda o desenvolvimento de projetos sociais na área, desde a proposta de intervenção até o projeto final, com dicas de planejamento, estratégias, marketing social e engajamento para alavancar o projeto. Ao final de cada módulo, o participante receberá um certificado.

As doenças raras são aquelas de etiologias diversas que afetam até 65 indivíduos em cada cem mil, segundo portaria do Ministério da Saúde. No Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas sejam acometidas com estas condições. A maioria dessas doenças é genética, requer cuidados vitalícios, tem manifestação multissistêmica, complexa, crônica e prognóstico delicado e grave.

O programa de capacitação tratará também de políticas públicas e as necessidades e enfrentamentos das famílias. Inscrições pelo link: https://saiteava.org/course/view.php?id=56&page=introduction 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News