Gestação

Especialista alerta para cuidados especiais ao longo da gravidez

Alimentação equilibrada e exercícios ajudam a futura mamãe e o bebê, e também quem deseja engravidar

22/05/2022 às 05:30
Atualizada em 22/05/2022 às 11:42.
Divulgação

Manter-se ativa, com práticas como Pilates, é importante para a saúde, especialmente na gravidez, como indica a fisioterapeuta - FOTO: Divulgação

A gravidez é uma das fases mais marcantes na vida de uma mulher, e manter uma alimentação rica em vitaminas faz parte deste processo. No cardápio das gestantes, não podem faltar cereais integrais, frutas, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. Também é indicado optar por preparos grelhados ou no vapor, evitando o consumo de alimentos processados e frituras.

Recomendações reforçadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. O protocolo instituído a partir da publicação defende o cuidado com a alimentação, indicando o consumo de uma grande variedade de alimentos in natura e minimamente processados, além da ingestão de água, pois ajudam a suprir a necessidade de nutrientes fundamentais para esse momento da vida, como ferro, ácido fólico, cálcio e vitaminas A e D.

De acordo com protocolo do ministério, a alimentação saudável durante a gravidez favorece o bom desenvolvimento fetal e a saúde e o bem-estar da gestante, além de prevenir o surgimento de agravos, como diabetes gestacional, hipertensão e ganho de peso excessivo.

Como a criança está em formação, os especialistas alertam que é importante ter uma atenção especial com a alimentação, sempre levando em conta o equilíbrio, a quantidade e a frequência das refeições. Orientação reforçada por Edna Silva, fisioterapeuta e proprietária do Instituto Sakurá, instalado na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes. Ela também é pós-graduada em Terapias Manuais e Posturas e estrategista de emagrecimento do Método Afine-se.

Fertilidade

Já para quem está tentando engravidar, as estimativas apontam que 15% dos adultos em todo o mundo sofrem de infertilidade. Os dados são da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e do Unifert - Centro Avançado de Reprodução Humana Assistida.

O excesso de peso pode interferir na fertilidade feminina, isso porque ocorre um desequilíbrio no ciclo hormonal, além disso o sobrepeso pode causar uma deficiência de vitaminas, nutrientes, ferro, ácido fólico e vitamina B12, essenciais para as funções reprodutivas e para a formação do bebê.

Casais que adquirem simples mudanças no estilo de vida, como, por exemplo, praticar exercícios e diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, café, gordura, açúcar, e que evitam vícios como o cigarro, podem aumentar significativamente as chances de ter um bebê saudável.

Como destaca Edna, o primeiro passo para uma gravidez saudável é estar no peso ideal. "Todas as nossas clientes que estão pensando em engravidar, oriento com alguns dos conselhos básicos da gravidez sobre como cuidar da alimentação delas e da saúde do bebê. São dicas que nem todas as mães sabem para ajudar a garantir o desenvolvimento de uma gestação saudável".

Uma das orientações mais importantes, segundo a estrategista do Método Afine-se, é acompanhar o ganho de peso. "Nós sabemos que, se está comendo por dois e ganhar muitos quilos extras pode dificultar a perda deles depois. Ao mesmo tempo, não ganhar peso suficiente pode colocar o bebê em risco de um parto de baixo peso, uma das principais causas de problemas de desenvolvimento", alerta.

Para a fisioterapeuta, manter-se ativa é importante para a saúde geral e tirar alguns minutos do dia para fazer uma caminhada pode ajudar a reduzir o estresse, controlar o peso, melhorar a circulação e o humor, e ainda contribui para dormir melhor. "Fazer Pilates e caminhadas são ótimas atividades para a maioria das mulheres grávidas. Oriento também pedir autorização do médico antes de iniciar qualquer exercício", ressalta.

Pilates é uma das atividades oferecidas por Edna no Instituto Sakurá. Mais informações podem ser obtidas no site https://www.institutosakura.com ou pelos telefones 99878-1707 e 4726-1707. 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News