Saúde da Mulher

Menopausa pode contribuir para maior ganho de peso

Especialista destaca a importância de cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicas nesta fase

Katia Brito
26/06/2022 às 06:00
Atualizada em 26/06/2022 às 06:00.
Divulgação

Especialista ressalta a importância de aceitar o momento vivido e se amar - FOTO: Divulgação

Durante a menopausa algumas mulheres acabam ganhando um "peso extra", isso acontece devido à falta de um hormônio feminino produzido pelos ovários e liberado na primeira fase da menstruação: o estrogênio. É o que explica Edna Silva, fisioterapeuta e proprietária do Instituto Sakurá, instalado na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes.

Pós-graduada em Terapias Manuais e Posturas e estrategista de emagrecimento do Método Afine-se, Edna alerta sobre o uso de suplementos para a reposição hormonal, como forma de amenizar os outros sintomas da menopausa. "O uso desses suplementos pode trazer um grande risco de aumento de peso. Para fazer o uso correto dos suplementos e evitar o aumento de peso, é necessário consultar um médico", recomenda.

Além da interrupção da produção de estrogênio, segundo a especialista, a mulher que se encontra na menopausa também já possui uma idade, geralmente acima de 40 anos, que predispõe o acúmulo de gordura, incluindo a abdominal. "Isso ocorre pela mudança natural do corpo e também pela falta de produção de alguns outros hormônios, que diminuem a facilidade da perda dificultam a perda de peso", destaca. A situação se complica quando o metabolismo lento está associado ao sedentarismo e à alimentação inadequada.

Um dos principais métodos para a perda dessa gordura extra, recomendado por Edna, é manter uma dieta equilibrada, que pode ser alcançada com a ajuda de um profissional. "Diante do metabolismo mais lento, outra consequência comum é relativa à perda de tônus muscular, especialmente quando a mulher não pratica exercícios. Caminhadas, yoga e pilates são super indicados", afirma .

A especialista ressalta ainda que não são poucas as transformações sentidas por uma mulher na fase da menopausa, por isso, a orientação é também procurar um psicólogo: "É essencial ter cuidado com a saúde mental".

Método Afine-se

Nas consultas no Instituto Sakurá, as mulheres, como destaca Edna, recebem muito além do monitoramento de peso, são incentivadas a cuidar de si, o que significa valorizar a sua trajetória de vida, aceitando as mudanças naturais do tempo e se amando cada dia mais pelo que se é. O tratamento, de acordo com ela, geralmente começa com uma orientação de alimentação saudável, reduzindo carboidratos e gorduras saturadas, buscando a suplementação adequada e indicação da prática de exercícios físicos por pelo menos 30 minutos e 5 vezes por semana. Mais informações no site https://www.institutosakura.com ou pelos telefones (11) 99878-1707 e 4726-1707.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News