22
Julho Verde

Campanha destaca prevenção de câncer de cabeça e pescoço

A doença é o terceiro tipo de câncer mais comum; GAPC alerta sobre a importância do diagnóstico precoce

Everton Dertonio*
26/07/2022 às 05:30
Atualizada em 26/07/2022 às 07:32.
Divulgação

O mês de julho é de conscientização e prevenção - FOTO: Divulgação

O Julho Verde tem como objetivo conscientizar a prevenção e tratamento contra os tumores de cabeça e pescoço. De acordo com a Associação Brasileira de Câncer, Cabeça e Pescoço (ACBG), em matéria divulgada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares no site do governo federal, este tipo de câncer é o terceiro tipo mais comum e pode atingir boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, cavidade nasal, seios paranasais, paratireoide e pele e é o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo.

De acordo com o Grupo de Apoio à Pessoas com Câncer (GAPC) de Mogi das Cruzes, que atende em sua maioria pacientes com este tipo de câncer, a data é importante porque as chances de sucesso no tratamento são maiores quando a doença é detectada logo no começo. "Para identificar o câncer é necessário o exame preventivo, mas anterior a isso, é preciso do exame de rotina, afinal ali será identificado as alterações de hemograma, será feito a detecção pelo toque, etc. Algumas pessoas começam a perceber a doença por sintomas, então a recomendação é sempre a ida ao clínico geral e profissionais específicos da área", alerta a nutricionista da entidade.  Entre os sintomas visuais que podem indicar a presença do câncer, a especialista lista inchaços e feridas que não cicatrizam, nódulos na boca, manchas vermelhas ou esbranquiçadas, dificuldade na alimentação, como dificuldade em engolir, problema na fala e na articulação da boca, problemas respiratórios e hemorragias nasais, dormência na região da boca e da língua e a sensação de dente amolecido. Infecções, sobretudo crônicas, também podem ser indicadores. A nutricionista ressaltou que "ter esses sintomas não significa necessariamente que a pessoa esteja com o diagnóstico de câncer, mas é um alerta". 

Segundo a profissional da saúde, alimentação saudável, prática de atividade física, não fumar, evitar consumo de álcool, manter o peso recomendado para a altura e não deixar de realizar exames médicos periódicos são formas de prevenção da doença. Ela reiterou que o uso de preservativos também é um aliado na luta contra este tipo de câncer, visto que previne contra o HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis. 

*Texto supervisionado pelo editor.  

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News