Região

Pandemia traz desafios para a população idosa suzanense

Secretário Geraldo Garippo e presidente do Conselho Municipal do Idoso da cidade destacam desafios e ações

Katia Brito
13/02/2022 às 05:30
Atualizada em 23/02/2022 às 10:26.
Maurício Sordilli e Wanderley Costa/Secop

Centro Dia de Suzano, assim como outros espaços da cidade, vem retomando as atividades - FOTO: Maurício Sordilli e Wanderley Costa/Secop

As questões relacionadas à covid-19 seguem como um desafio para a população idosa na cidade de Suzano. É a avaliação da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elaine Cavalheiro Silva. Para ela, os idosos estão temerosos em relação à saúde, além do próprio distanciamento social e as dificuldades em desfrutar da vida e da presença de amigos e familiares. A cidade, de acordo com estimativa da Fundação Seade, tem mais de 38 mil idosos.

"Neste ano, com a ampla vacinação da população suzanense, a intenção é dar continuidade aos trabalhos, ampliando o atendimento e engajando a população idosa que foi duramente penalizada nesses últimos anos de pandemia do novo coronavírus (covid-19)", avalia o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade, Geraldo Garippo.

Suzano conta com diversos serviços voltados para a população idosa que, de acordo com o secretário, mesmo nos momentos mais duros da pandemia, buscaram manter o vínculo com os idosos por meio de atividades remotas, conforme as possibilidades de cada núcleo familiar. "Em relação ao acolhimento institucional, este não teve as atividades suspensas durante a pandemia, passando apenas por restrições de visitas aos idosos", explica.

Sobre a retomada das atividades presenciais, Garippo informa que "seguem de acordo com avaliações periódicas do cenário pandêmico no município. A situação impõe a revisão de protocolos junto às unidades, diante da vulnerabilidade do público idoso. Então, a retomada tem sido lenta, com revezamento de grupos a fim de reduzir a circulação de pessoas no mesmo horário".

A presidente do Conselho Municipal do Idoso também destaca que, com a nova variante Ômicron e os surtos da Influenza A/ H3N2, houve um recuo e o retorno ao primeiro plano de ação: não aglomerar e evitar atividades em grandes grupos. "O Conselho recomenda que todos os idosos se protejam, que saiam de casa somente em extrema necessidade", orienta.

Serviços

Suzano, segundo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, conta com oito serviços conveniados em parceria com o terceiro setor, sendo cinco serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. São eles: Fundação MGI (Projeto MGI e a Melhor Idade), Comunidade Kolping Jardim São José (Projeto Renancer), Ong Vida Nova (Projeto Vida Nova), Associação Amigo do Bairro Pq.Alvorada, Umuarama e Jardim Pompeia - (Projeto Casa dos Sonhos), Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano - AADVIS (Projeto Viver Bem).

O município conta ainda com dois serviços de acolhimento institucional e um Centro Dia do Idoso. Além disso, oferece atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, que conta com cursos, oficinas e outras ações. Os serviços somados atendem mais de 700 idosos. Garippo salienta que a secretaria estuda a implantação de um novo Centro Dia do Idoso, em parceria com o governo. 

O Fundo Social de Solidariedade, de acordo com Garippo, também é um importante parceiro, promovendo anualmente o Concurso Miss e Mister Melhor Idade, a Gincana Esportiva da Melhor Idade e bailes mensais, que eram realizados antes da pandemia. Eventos que reuniam, em média, 900 idosos. Já a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer viabiliza a participação da delegação suzanense nos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), que tem cerca de cem participantes.  

Conselho do Idoso

Elaine conta que o Conselho do Idoso de Suzano tem como função elaborar pautas para a discussão de projetos em defesa do idoso; verificar denúncias e fiscalizar as entidades que abrigam os idosos em curta e longa duração; analisar pedidos de inscrição e renovação das instituições que prestam serviços voltados à população idosa; fiscalizar a garantia de direitos da pessoa idosa perante aos órgãos públicos e, recentemente, também passou a gerenciar o Fundo Municipal do Idoso, deliberando a respeito das propostas de projetos na política do idoso.

O Fundo Municipal do Idoso, gerido pelo Conselho, foi criado para financiar serviços, programas e projetos de caráter público, voltados à proteção e à promoção dos direitos de pessoas idosas. Elaine explica que a captação de recursos são pressupostos importantes para garantir, de forma mais efetiva, a implementação de políticas públicas em prol das pessoas idosas na cidade de Suzano.

"Com parte do recurso depositado no Fundo Muncipal, já deliberamos à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que nos apresente o projeto de elaboração de diagnósticos sócio-territoriais na política do idoso, o que nos permitirá constatar as vulnerabilidades, violações de direitos e aplicar o recurso corretamente", destaca Elaine.

Pessoas jurídicas tributadas em regime de lucro real podem contribuir com até 1% do seu imposto de renda para o Fundo Municipal do Idoso. Já as pessoas físicas que fazem sua declaração na forma completa podem doar até 6% do tributo devido. Os dados bancários para contribuições são: Banco Caixa Econômica - agência 0642, conta corrente 00071029-6, Operação 006.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News