Municípios recebem novo lote de Pfizer contra a Covid

Região- Os municípios da região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) receberam ontem um novo lote de imunizantes contra a Covid-19, contendo 57.961 doses de Pfizer. A remessa irá contemplar, com a aplicação da segunda dose, pessoas de 40 e 42 anos, trabalhadores da educação e pessoas de 50 a 59 anos. No caso destes dois últimos grupos, a Pfizer irá substituir a vacina AstraZeneca, que foi utilizada como primeira dose e está, até o momento, em falta no Estado.

A intercambialidade das vacinas está prevista em Nota Técnica da Secretaria do Estado de São Paulo, que recomenda, em caráter emergencial e excepcional, o uso alternativo da Pfizer como segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca, e que já estão em atraso para a conclusão do seu esquema vacinal.

"Essa alteração nos imunizantes é segura, eficaz, necessária e respaldada tecnicamente pelo Plano Estadual de Imunização, para conclusão do ciclo de vacinação destes grupos", disse a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins.

Desde o início da semana, o governo do Estado anunciou o atraso do Ministério da Saúde no envio das vacinas da AstraZeneca, causando a falta do imunizante.

Confira no quadro o quantitativo recebido pelos municípios: (D2 PFIZER - Pessoas de 40 a 42 anos / D2 Pfizer - Trabalhadores da Educação e Pessoas de 50 a 59 anos - nestes dois últimos grupos, a vacina de primeira dose foi a AstraZeneca)