Fundo Social promove live sobre o Outubro Rosa

Mogi- O Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveu ontem a live Outubro Rosa - Informação, Vivência e Solidariedade. O objetivo da transmissão, que foi feita em parceria com a ONG Cabelegria, foi compartilhar informações e experiências referentes ao câncer de mama, à saúde da mulher e também ao programa Cabelegria, que promove a confecção e doação de perucas a mulheres que sofrem com a perda de cabelos, muitas em função do tratamento oncológico.

A live foi transmitida por meio do Instagram do Fundo Social e também pelo Instagram da ONG Cabelegria. Participaram do debate a presidente do Fundo Social de Mogi, Simone Margenet Cunha, a presidente da ONG Cabelegria, Mariana Robrahn, a técnica em radiologia médica Sônia Lobo e também a convidada especial Tatiana Cristina Cardoso Prestes Morais, que já batalhou contra o câncer e vai compartilhar sua vivência durante esse período.

O primeiro bloco, intitulado "Informação", foi comandado por Sônia Lobo, que há 22 anos é técnica em radiologia médica. A profissional falou especialmente sobre a questão do diagnóstico, que pode ser garantido a partir de uma rotina regrada na realização de exames. Assim, será um bloco informativo e com orientações para todas as mulheres sobre como cuidar e monitorar sempre a saúde.

Já a presidente da ONG Cabelegria, Mariana Robrahn, falou sobre o tema Solidariedade, tendo como exemplo o programa por ela idealizado, que trabalha primordialmente com o resgate da autoestima em mulheres que sofreram com a perda de cabelos, a partir da doação de perucas confeccionadas com cabelo natural.

O banco de perucas de Mogi resulta da parceria entre a ONG e o Fundo Social e funciona no prédio da sede da Secretaria de Saúde às terças e quintas, sendo terça no período da tarde (13 às 16 horas) e quinta (9 ao meio dia). Desde que foi inaugurado, em 2018, mais de 240 perucas já foram doadas.

No último bloco, a convidada especial Tati Morais, compartilhou sua vivência e sua experiência pessoal na batalha contra o câncer. Exatamente por isso, "vivência" foi o título desse último trecho da live desta quinta-feira.

Este foi o primeiro dos muitos eventos que serão promovidos pelo Fundo Social dentro da campanha Outubro Rosa. Hoje, ocorrerá o Dia D, em que servidores da Prefeitura são convidados a se engajar na campanha, vestindo rosa. Já os próximos eventos serão uma exposição fotográfica, o aulão Ritmo Rosa e uma ação em parceria com cabeleireiros da cidade. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4798-5143.