Prefeitura faz limpeza superficial do rio Tietê

Operação resultou na remoção de sacos de lixo
Operação resultou na remoção de sacos de lixo - FOTO: Pedro Chavedar/PMMC

Mogi- A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou ontem trabalhos de limpeza superficial no rio Tietê. A operação resultou na completa remoção de sacos de lixo e outros resíduos, que ficaram acumulados sobre o leito do rio, na altura do Parque Centenário. Ao todo, foram 10 toneladas de material retirado. Os serviços foram possibilitados a partir de autorização concedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

Em função das características do local, que é uma área de várzea, a limpeza foi feita de forma manual, com embarcações cedidas pelo Corpo de Bombeiros e uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, entre membros da corporação e funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos.

Para possibilitar os trabalhos, a equipe primeiramente depositou sobre o leito do rio uma rede de contenção, para evitar que os resíduos se desprendessem e se movimentassem para outra localidade. Na sequencia, teve início a coleta manual dos resíduos, com o uso de tarrafas e equipamentos de proteção individual, uma vez que trata-se de material potencialmente contaminado.

O material removido do leito do rio foi colocado em big bags, que são adequadas para receber lixo e na sequencia foi encaminhado para o caminhão da empresa responsável pelos serviços de limpeza pública do município, que cuidou da destinação final dos resíduos.

A parceria com o Corpo de Bombeiros foi fundamental. "Além de todo o conhecimento que eles têm sobre navegação, a presença do Corpo de Bombeiros foi também uma forma de garantir a segurança de todos os funcionários", destacou a secretária da Pasta, Camila Souza.